sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O DIÁRIO - PORTO SEGURO, 24 de agosto de 2000


Cantora baiana mistura alegria, saudade balanço e  introspecção em repertório eclético e de bom gusto.

Por Claudia Costa
 

 

A cantora baiana Maria maia já conquistou o público de Porto Seguro com seu talento e simpatia. Todas as noites, a partir das 22 horas, ela canta e toca seu teclado na Praça do Relógio. O som é de uma verdadeira banda já que os plays – backs das músicas são recriados e gravados em disquete. Forró, sertanejo, pagode, axé, MPB, rock, balada, românticas... Os estilos musicais são variados e muito bem executados por ela. Tanto que a agenda de shows está cheia até outubro. Ela foi contratada para cantar em comícios políticos e outras festas pela cidade.

Natural da cidade de Milagres, vizinha a Feira de Santana, Maria Maia, 34, mora em Porto Seguro, há quatro. Ela nunca estudou canto. Sua vocação é “de berço” um dom. ‘’Meu avô era sanfoneiro requisitado no auge do forró na região de Jabacquara. Minha mãe também foi cantora e todos os meus irmãos tem uma veia musical muito forte’’ conta a cantora.

 

Carreira inicio cedo.

Aos 15 anos de idade, Maria Maia já cantava nas festas de sua cidade com uma Banda chamada ‘’Brilho Latente’’. Em 1986 ela se professionalizou e, como vocalista da banda ‘’Trem de Luxo’’, gravou um vinil, que ela guarda com todo carinho. Ela ficou nesta banda por cinco anos até que resolveu mudar. ‘’Eu queria fazer um trabalho suave, legal e, em 1992, montei o quarteto ‘’Paralelo 30’’, que ficou comigo até 96. Fizemos shows em Salvador, Brasília, São Paulo, Goiás, Aracaju’’, conta.

Ainda em 1996, a cantora veio para Porto Seguro. ‘’Não tinha condições financeiras, então liberei o pessoal e passei a trabalhar com música montada, uma banda completa em disquete. É um som de boa qualidade’’, revela.

Em 1998, ela gravou um CD que até hoje tem boa vendagem. O volume 2 da coletânea Maria Maia deve sair em outubro.

Por várias vezes, Maria Maia já ganhou concursos, recebeu medalhas e troféus. No ano passado, durante uma turnê na região de Sergipe e Alagoas, ela recebeu o troféu de melhor cantora em Canindé de São Francisco, na época do São João, mas agora ela não tem viajado muito porque faze shows diariamente e sua agenda está lotada.  Ela também já participou de programas de televisão na TV de Itapuã.

 

Shows e Produção

Maria Maia gosta de ouvir música romântica. Admira cantores como Marisa Monte, Rita Lee, Djavan e Maria Bethânia, que influenciaram em sua formação musical. Mas na hora de cantar e tocar, ela não tem preconceito. ‘’Um dia, um músico me falou que se não fôssemos ecléticos, no futuro, não iríamos sobreviver’’. Ele tinha razão. Não da para rotular, tem que fazer de tudo um pouco para ficar no mercado até se tornar um grande nome e eu estou lutando para isso’’, ressalta.

Antes, Maria Maia também compunha músicas, mas agora, não encontra mais tempo. ‘’Sou cantora, produtora e empresária ao mesmo tempo’’, explica. Na Praça do Relógio, seu público na temporada, varia de 500 a 1000 pessoas mas ela lembra que em 1996 cantou para 20000 pessoas durante um comício em Camaçari. Alias, Maria Maia tem cantado muito em comícios em Porto Seguro. Ela diz que não se importa. ‘’Os comícios proporcionam um grande público e isso é que é importante. Não me preocupo com rótulos. Levo meu trabalho a sério’’, afirma.

 

Paixão pela Música

Quando Maria Maia vai para o computador gravar os plays – backs, ela costuma seguir o padrão original das músicas. ‘’Não faço variações, sigo aquilo que eu escuto’’, conta....

Nenhum comentário:

Postar um comentário