sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

PRÊMIOS

 
 
 
 
 
 
 
 

PENSAMENTOS – CADERNO 2 – 15 de julho de 2012


O talento que acompanha a trajetória da talentosa cantora é tão bonito quanto à simplicidade envolvente demonstrada durante toda a entrevista. Maria Maia transpira um carisma todo especial que mais parece surgir das profundezas de seu sensato e destemido coração. Ele é fascinante!!!. O sentimento forte, sadio e igualmente sutil, demonstra sua atraente personalidade que lembra bem quem está sempre de bem com vida. Ela magnetiza o público natural e despretensiosamente. Normal, quando já se nasce feito para brilhar. Perto de lançar o seu mais novo CD repleto de novidades, o que mais podemos desejar senão inspiração e muito sucesso?... Recém chegada de shows em Portugal, participando inclusive, do Rock in Rio Lisboa com certeza bem novidades.

PERFIL EM FOCO Entrevista 10 de julho de 2012


O TEMPO PASSA, O TEMPO VOA, E MARIA MAIA CONTINUA NUMA BOA.

 

Personalidade forte firme y transparente não é coisa fácil de conseguir, é preciso sobre tudo saber conquistar. A coluna Perfil em Foco segue em frente ajusta o foco, e revela a garra, o brilho e o carisma de Maria Maia. O publico delira, aplaude e pede muito mais. É ler e conferir!!!

 



Ela aguardava pacientemente a primeira oportunidade, entre o nervosismo natural da primeira vez, a vontade de mergulhar no palco era muito mais forte. “Eu transpirava tanto que o suor corria pelos pés, mas a sensação de realização não cabia dentro de mim”, lembra. Esse foi o começo de Maria São Pedro Silva Maia, 36, natural de Milagres Bahia ao pisar no palco profissionalmente pela primeira vez em 1986. Como boa canceriana, naturalmente não poderia fugir a regra, chegou a passar fome em nome da arte. Com a garra típica de quem sabe o que quer, ela hoje experimenta o sabor do sucesso, já gravou um Vinil, e tem 4 CDs. Lançados no mercado. “Bati muito a cabeça até chegar até aqui, eu não tinha ninguém para me ajudar, mas todo o sacrifício valeu à pena”, acrescenta.

Chegou em Porto Seguro com o Relógio, não encontrou espaço e decepcionada, pensou em voltar, até conseguir sua primeira oportunidade justamente na Praça do Relógio, onde toca e canta há seis anos. “Eu costumo dizer que meu show está em cartaz á seis anos, é que lá e meu escritório”, diz.

Hoje Maria percorre varias cidades com seu show, agradando os mais diversos públicos, com o talento e alegria de sempre.

Figura encantadora, capaz e bem sucedida na vida, Maria Maia canta e encanta todo tipo de público em qualquer parte do mundo. Parabéns!!!

 

 

 

PERFIL EM FOCO Entrevista - 2011


Foi no final da tarde de um domingo, perto da hora da Ave Maria, em pleno happy hour nordestino, na cidade de Milagres, que Maria de São Pedro Silva Maia pisou pela primeira vez no palco para cantar. “Eu suava frio, mas a vontade de cantar era maior. Foi com a Banda Brilho Latente que iniciei a minha carreira como cantora. A música entrou na minha vida por necessidade, fui buscar algo que minha família não podia me dar”, lembra. Ao lado do irmão e baterista Reinaldo, ensaiava todas as tardes para que ele se afinasse com a Banda, e foi justamente ele que a levou para o ensaio. Por força do destino deu todo certo.

Dona de um repertório que agrada os mais exigentes públicos, a canceriana que nasceu no dia 29 de junho, dia de São Pedro, não faz por menos: “Sou da época áurea dos grandes bailes. Tínhamos que passar os ritmos e fazer o mais próximo do original, que chegavam a ter quatro o cinco cantores para que o áudio ficasse perfeito ao da música originalmente gravada”, recorda.

Em 1991 após gravar um vinil com a Banda Trem de Luxo, que na época era sucesso, surgiu a oportunidade de se apresentar na então TV Itapoá em Salvador. Nesse meio tempo as apresentações eram feitas na Voyage, famosa casa shows em Salvador.

Devota de Nossa Senhora das Graças, São Pedro e São Cristóvão, a vida da filha da formosa Iansã e do poderoso Ogum segue em frente.
Estou produzindo meu oitavo CD, considero este novo trabalho como outro grande desafio, mesmo porque depois de 15 anos em Porto Seguro, inclusive por trazer novos ritmos que estão surgindo ultimamente, eu tenho que estar envolvida e misturada com as tendências”, enfatiza.  “Minha Irmã caçula e meu sobrinho, que é minha paixão, vieram morar comigo que era um sonho antigo que eu tinha”, finaliza feliz.

O DIÁRIO - PORTO SEGURO, 24 de agosto de 2000


Cantora baiana mistura alegria, saudade balanço e  introspecção em repertório eclético e de bom gusto.

Por Claudia Costa
 

 

A cantora baiana Maria maia já conquistou o público de Porto Seguro com seu talento e simpatia. Todas as noites, a partir das 22 horas, ela canta e toca seu teclado na Praça do Relógio. O som é de uma verdadeira banda já que os plays – backs das músicas são recriados e gravados em disquete. Forró, sertanejo, pagode, axé, MPB, rock, balada, românticas... Os estilos musicais são variados e muito bem executados por ela. Tanto que a agenda de shows está cheia até outubro. Ela foi contratada para cantar em comícios políticos e outras festas pela cidade.

Natural da cidade de Milagres, vizinha a Feira de Santana, Maria Maia, 34, mora em Porto Seguro, há quatro. Ela nunca estudou canto. Sua vocação é “de berço” um dom. ‘’Meu avô era sanfoneiro requisitado no auge do forró na região de Jabacquara. Minha mãe também foi cantora e todos os meus irmãos tem uma veia musical muito forte’’ conta a cantora.

 

Carreira inicio cedo.

Aos 15 anos de idade, Maria Maia já cantava nas festas de sua cidade com uma Banda chamada ‘’Brilho Latente’’. Em 1986 ela se professionalizou e, como vocalista da banda ‘’Trem de Luxo’’, gravou um vinil, que ela guarda com todo carinho. Ela ficou nesta banda por cinco anos até que resolveu mudar. ‘’Eu queria fazer um trabalho suave, legal e, em 1992, montei o quarteto ‘’Paralelo 30’’, que ficou comigo até 96. Fizemos shows em Salvador, Brasília, São Paulo, Goiás, Aracaju’’, conta.

Ainda em 1996, a cantora veio para Porto Seguro. ‘’Não tinha condições financeiras, então liberei o pessoal e passei a trabalhar com música montada, uma banda completa em disquete. É um som de boa qualidade’’, revela.

Em 1998, ela gravou um CD que até hoje tem boa vendagem. O volume 2 da coletânea Maria Maia deve sair em outubro.

Por várias vezes, Maria Maia já ganhou concursos, recebeu medalhas e troféus. No ano passado, durante uma turnê na região de Sergipe e Alagoas, ela recebeu o troféu de melhor cantora em Canindé de São Francisco, na época do São João, mas agora ela não tem viajado muito porque faze shows diariamente e sua agenda está lotada.  Ela também já participou de programas de televisão na TV de Itapuã.

 

Shows e Produção

Maria Maia gosta de ouvir música romântica. Admira cantores como Marisa Monte, Rita Lee, Djavan e Maria Bethânia, que influenciaram em sua formação musical. Mas na hora de cantar e tocar, ela não tem preconceito. ‘’Um dia, um músico me falou que se não fôssemos ecléticos, no futuro, não iríamos sobreviver’’. Ele tinha razão. Não da para rotular, tem que fazer de tudo um pouco para ficar no mercado até se tornar um grande nome e eu estou lutando para isso’’, ressalta.

Antes, Maria Maia também compunha músicas, mas agora, não encontra mais tempo. ‘’Sou cantora, produtora e empresária ao mesmo tempo’’, explica. Na Praça do Relógio, seu público na temporada, varia de 500 a 1000 pessoas mas ela lembra que em 1996 cantou para 20000 pessoas durante um comício em Camaçari. Alias, Maria Maia tem cantado muito em comícios em Porto Seguro. Ela diz que não se importa. ‘’Os comícios proporcionam um grande público e isso é que é importante. Não me preocupo com rótulos. Levo meu trabalho a sério’’, afirma.

 

Paixão pela Música

Quando Maria Maia vai para o computador gravar os plays – backs, ela costuma seguir o padrão original das músicas. ‘’Não faço variações, sigo aquilo que eu escuto’’, conta....